40 Anos de Liberdade... do Bairro é Claro

Nos dias 05,06 e 07 de setembro[Estou ATRASADO não?] foi a comemoração dos 40 anos do Bairro da Liberdade, um bairro jovem e cheio de Historias para contar. São cerca de 20 mil pessoas passam pelo bairro nos fim de semanas para curtir o que o bairro tem de melhor, comida, diverção, e Cultura...

Um pouco de Historia...
O nome do Bairro vem da época em que no Brasil existiam escravos, a área era conhecida como Campo da Forca, sendo essa a única "Liberdade" aos escravos ou transgressores. A Igreja da Santa Cruz localizada no centro do bairro era mais conhecida como a Igreja dos Enforcados. Ainda hoje as pessoas vão acender velas para as almas naquele local. No inicio do século XIX o soldado Francisco José de Chagas, o Chaguinhas foi condenado a morte por enforcamento em praça pública por incitar e liderar uma rebelião por atrasos nos salários. Em sua execução no Campo da Forca a corda da forca se rompeu por três vezes, os presentes aplaudiram e começaram a pedir pela liberdade do condenado, acreditando tratar-se de um milagre. Chaguinhas foi morto a pauladas e enterrado no Cemitério dos Escravos, localizado entre a Rua dos Estudantes e a Almeida Júnior A capela do Cemitério dos Escravos é a atual Igreja dos Aflitos, que ainda existe por lá.

 Os imigrantes Italianos forma os primeiros a chegar, mas não demorou muito para os japoneses tomarem a região, especialmente pelo comercio. As banbearias e tinturarias começaram a fervilhar, e pensões que atendiam especialmente os estudantes tomaram conta e a rua principal passou a se chamar Rua dos Estudantes. O Bairro foi crescendo e o nscimento do Cine Niteroi foi um ponto marcante nessa Historia que trazia em cerca de 20 mil pessoas por mes para o Bairro, e movimentando muito o comercio. 

O bairro como conhecemos hoje teve inicio com a derrubada de dois predios imponentes e importantes para a região, o Cine Niteroi(já citado) e o Teatro São Paulo, ambos para dar lugar a construção do viaduto da ligação Leste-Oeste da Cidade, o Impacto na região foi grande e o comercio sentiu, principalmente quando, na sequencia uma vala imensa foi aberta para dar lugar a passagem ao novo metrô. A modernidade estava chegando ao bairro, mas deixando profundas marcas no dia a dia das pessoas. Sem os icones de entretenimento e com dificuldade de acesso ao bairro, a Liberdade sofria, com a iniciativa de um jornalista e foi acaeita pela prefeitura criou se a ideia de denominar o Lugar como Bairro Oriental da Liberdade, delimitando de forma Cultural e transformando o bairro e um chamariz turistico. Nesta mesma época, um convenio de intercambio cultural entre São Paulo e Osaka, transformando as duas em cidades irmãs. A Transformação do bairro em um centro de cultura oriental começou com a colocação das Suzuran, as luminarias japonesas que hoje são marca registrada do bairro, mas culminou com a criação de um simbolo forte no viaduto Cidade Osaka, a pedido da propria comunidade, o Torii, que tradicionamente é um portal de entrada para templos xintoistas, e que traz prospriedades a quem passa por ele. O bairro se transformou ainda mais, recebendo os chineses e coreanos e seu descendentes, que formam uma mistura bastante peculiar.
É assim, com essa imagem de miscigenação é tão forte em todo o Brasil, que a Liberdade comemorou seus 40 anos como simbolo da Cultura oriental no Brasil, e nois Nerds que gostamos tanto deste Bairro damos os Parabens[Atrasados]!!!


Obrigado ao informativo do bairro e ao Wikipedia
Até mais 0/
//Trampando e estudando o Dia inteiro, me faz perder a nossão de tempo...Sorry T-T


Comentários