[Duvidas jamais Pesquisadas] Condimentos

Terça Feira... um post Rapido pois não tenho muito tempo... por isso eu inaugura a sessão de "duvidas que você sempre teve mais nunca pesquisou" ... Hoje apresento a Origem do Katchup, da Mostarda e da Maionese, vem falar que você nunca quis saber quem inventou os Baguio condimento que você coloca no seu lanche ... e eu digo Não foi o MacDonalds






Katchup 
ketchup (também chamado de catchup ou, menos frequentemente, de catchupe) é um condimento a base de tomate, utilizado comumente para temperar "fast-foods", tais como sanduíches e batatas fritas.
Acredita-se que o condimento tem sua origem na cultura chinesa, chamado de ketsiap que significa molho, dando nome a um molho para peixes. Na Malásia, uma outra versão deste mesmo molho tem o nome de kechap, que significa gosto. Levado aos Estados Unidos por ingleses o molho sofreu alterações, passou a ter como seu ingrediente principal o tomate e foi batizado de ketchup.



Mostarda
A mostarda é um condimento à base de semente de mostarda, água e vinagre.Não existe precisão quanto a sua origem, nem como remédio (sinapismos), ou tão pouco como tempero. Sabe-se no entanto que o condimento já era utilizado por egípcios, gregos e romanos, esmagadas e salpicadas nas carnes e peixes. Estima-se que na idade média cozinheiros franceses foram os primeiros a elaborar o condimento, utilizando as sementes, rusticamente moidas e misturadas a mel e vinagre.
Foi em Dijon que a mostarda ganhou popularidade. Moinhos específicos serviam os mercadores e habitantes, da mesma forma que os moinhos de trigo, e sua mostarda se tornou comum, quase que obrigatória, nas mesas desta cidade. O registro mais antigo, datado de 1347, guarda informações sobre doze francos gastos com o envio de mostarda à Rainha.



Maionese
Maionese é um molho à base de óleo e ovo, com a forma de uma emulsão, preparado a frio e condimentado com vários temperos.xistem várias teorias que disputam as origens da maionese. O molho é conhecido desde há muito tempo na cozinha europeia e a cidade de Maó (Mahón) em Menorca, nas ilhas Baleares, reclama a origem do nome. Teria sido a partir da tomada da cidade em 1756 pelo Marechal de França, Duque de Richelieu, que era sobrinho-neto do Cardeal de Richelieu.
O cozinheiro do Duque de Richelieu conheceu esse molho em Mahón, emulsionou-o a frio e serviu, com sucesso, aos vencedores. Levou a novidade para a França, chamando-a de mahonaise, a qual mais tarde passou a ser conhecida como mayonnaise, se popularizando em vários países do mundo.


Deixe nos comentários sugestões para a próxima semana... bye 0/

Comentários

  1. Faltou dizer que esses alimentos são criações de sauron e são ferramentas para controlar suas mentes....
    sério, como vcs comem isso? >.<

    ps: maionese de carne da hellmanns é boa

    ResponderExcluir
  2. Viado, no comments o comments da bicha acima ! ! !

    ResponderExcluir
  3. 1 - Adoro maionese...

    2 - O tuia é fresco...

    3 - Mas a parte de controlar mentes é verdade, só qeu são os americanos (Espero que não monitorem esse blog... O.o)

    ResponderExcluir

Postar um comentário