Papo de Bardo: Hobbies, Coleções e RPG, Por quê?

Amigos! Aventureiros! Viajantes e irmãos! O bardo sugere aqui mais uma discussão pacifica sobre um assunto pouco comentado: A influencia que um hobby tem na vida de um cidadão. Eu como um bom bardo som versátil e tenho mais de 10 hobbies diferentes, portanto tenho como dizer a vocês o que eles podem influenciar em suas vidas, e melhorar em seu ser. Ai vai o resumo do beneficio de um hobby: Capacidade, Criatividade e Versatilidade.


(Quem nunca jogou?)



Papo de Bardo: Hobbies, Coleções e RPG, Por quê?

Para começar vamos ver o que é um hobby com a definição oficial do Wikipédia (o pai dos burros, filho do Aurélio, avô dos burros):

“Passatempo, mania ou hobby[1] são denominações dadas a uma atividade de entretenimento livre que indivíduos desenvolvem sozinhos ou coletivamente. Um passatempo pode manifestar-se de várias formas: desde uma atividade prática (culinária, esporte, modelagem, pintura) até pura e simples atividades intelectuais (escrever, ler, filosofar, inventar países). Hobbies não devem ser confundidos com jogos, que são diversões envolvendo regras predeterminadas e objetivos.”

Agora que temos a definição podemos dizer uma coisa: Hobbies envolvem uma atividade que desenvolve o ser humano. Como Assim? Vamos analisar

Como ja disse sou um cara versatil, apesar de fazer parte de um castelo nerd, não pratico somente de atividades intelectuais (apesar de boa parte delas serem...).

Vamos aos esportes. Os beneficios de praticar esportes são obvios, aumento da condição fisica (não confundam com a estetica), melhora na musculatura e diminuição do cansaço após um dia de trabalho pelo fato de se acostumar a atividades extremas após praticar o esporte.

Eu ja pratiquei TaeKwonDo por 3 anos e até participei em campeonatos, ja joguei futebol, ja fui do time de basquete da escola, ja joguei no time de volei, ja joguei tenis (o esporte que cansa!), ja fiz karate, capoeira e até ja participei de um time oficial de futebol americano, claro que na base. Com isso posso dizer que todas essas melhorias são claras alem de melhorar sua capacidade de trabalhar em equipe, liderança e controle das emoções em situações extremas ou de muita pressão.

Caminhada/Corrida: alem dos beneficios acima a rotina faz de voce uma pessoa que cumpre horarios consigo e com os outros, alem de contribuir em seu humor tanto pelo fato da liberação de endorfinas nos neuronios como pelo fato de você caminhar por ambientes diferentes do comum ao seu dia, fazendo a sensação de mesmice ir para as cucuias...


(Caminhada não é só coisa de gordinho!!!)


Então digo a vocês: praticar esportes faz bem.

Agora vamos as atividades Intelectuais (NERDS RULES!!!).

No momento estou um pouco sedentario. Portanto me dedico mais as atividades intelectuais com o meu tempo livre, elas são as que mais beneficiam no ser humano. Vamos a algumas.

Teatro: Fiz uma unica peça de teatro com 6 meses de curso, mas os beneficios foram assombrantes, de um tipico nerd timido me tornei uma pessoa completamente sociavel (até demais). Sua criatividade cresçe, sendo capaz de imaginar as cenas com detalhes. Seu conhecimento de seu corpo tambem e o efeito visual que sua postura tem, alem de aumentar o espirito de equipe e a desenvoltura ao se socializar, adquirindo a capacidade de falar alto e claro e expor as suas ideias com firmeza. O principal e mais assombrante beneficio é a criatividade para a improvisação, simplesmente a maior fonte de ouro para qualquer pessoa, seja escrevendo um livro, jogando RPG ou arranjando uma solução para sua empresa (e uma promoção tambem).

Leitura: Outra atividade que pessoalmente me estimulou muito foi a leitura. Com ela voce constroi toda uma base de raciocinio, aumentando a velocidade do pensamento, criação e a quantidade de itens qeu pode usar como base para um argumento ou para descrever uma cena qualquer. O maior beneficio é o aumento da base cultural para a comunicação verbal e escrita, como vocês podem ver nos textos cheio de palavras exarcebantes que eu escrevo.

RPG: O Role Playing Games ou RPG significa em portugues jogos de interpretação. É uma especie de jogo onde cada pessoa encarna um personagem, seja ele criado, histórico, medievalesco ou futurista e age em um mundo ficticio tomando as decisões baseado na personalidade do personagem. Aos meus 11 anos conheci o RPG e até hoje continuo apaixonado pelo mesmo. Após algumas sessões de jogo a criatividade e desenvoltura são consideravelmente melhoradas, pelo fato de poder se adaptar a qualquer personagem que goste como legolas, jaspion ou até mesmo o rambo.

Agora o melhor de tudo é o desenvolvimento da capacidade de raciocinio logico, não só para o jogo em si e seu personagem, mas fora dele, arranjando soluções para a melhoria de sua vida como um todo. Um exemplo foi ontem quando passei 4 horas inteiras montado miniaturas para minhas proximas sessões (alguem ta afimd e jogar ai?), ficou show de bola. Montei um escudo do mestre improvisado que ficou parecido com o oficial (que custa R$: 87,00) por apenas R$: 0,30 e um pouco de cola e suor. Essa ideia facilitara muito minha vida daqui em diante e não é a primeira vez que algo que fiz no RPG me ajudou, até profissionalmente, como quando criei um sistema parecido com uma planilha de personagem para o trabalho.



(Agora eu ataco com meu post gigantesco+20 contra criticas!!!)

Coleções: Tem gente que acha que colecionador só guarda tranqueira em casa e gasta dinheiro, alguns sim, outros só para gastar, mas outros realmente fazem disso um otimo beneficio. Meu pai faz miniaturas de Onibûs de todas as épocas, a maioria é colecionavel, com isso muitos dos problemas de estresse, tédio e até uma depressão se foram. Alem disso, sua habilidade com trabalhos manuais melhorou, o cara até aprendeu a mexer no photoshop e auto-cad para fazer as maquetes.

Mas e qeum coleciona selos e figurinhas? Vai melhorar a socialização, pois tera que trocar as mesmas, vai amadurecer a pessoa que tera que passar por diversas coisas para conseguir aquele exemplar raro que falta e vai melhorar sua organização por motivos obvios.

Videogames: Em primeiro lugar, se usado com moderação deixa de ser esporte de bagabundo, pois todos os jogos melhoram a cognição e raciocinio do ser humano. Em segundo podemos citar um estudo de Havard que diz que jogos de guerra e tiro podem amenizar problemas de visão aumentando a capacidade de reação do olhar pelo instinto de sobrevivencia, isso se consumindos 2 horas por dia e menos que 6 horas. E em terceiro, jogos violentos so deixam crianção e adultos predispostos violentos, o que é culpa dos pais e do ambiente em que ela convive.

(Da um gasto danado...)
Administração de blog: sou um dos membros mais recentes, depois do Soueid, e posso dizer que me sinto muito mais responsavel em cumprir com obrigações como sempre atualizar o blog, maneirar em palavras de baixo calão, semrpe comentar sobre os outros posts e o mais importante é que me sinto muito mais parte da sociedade ao ver que mais de 500 pessoas lêem o que eu escrevo aqui durante a semana. Isso é somente a ponta de um iceberg de beneficios.

Poeta/Escritor: Escrever tem dois beneficios principais: Extravasar seus sentimentos e opiniões em um texto unico (como este) e a capacidade de expor suas ideias em uma ordem logica, rapida e direta (ou complexa, quam nunca leu camões?). Como secundarios você tem a capacidade de entender o ser humano ao tentar sentir o que ha escrito em uma poesia alem do fato de para se criar um personagem de livro deve-se conhecer o que quer criar, o que faz com que pesquise sobre assuntos que jamais pesquisaria se fosse um nerd tetudo que fica o fim de semana inteir assistindo silvio santos no SBT (Sistema Bobo de Televisão).

E por ultimo Desenho: Quem desenha recebe os mesmos beneficios de um escritor, exceto pela ordem logica, mas o mais importante beneficio desse hobby é a habilidade de se criar algo completo com pequenos pedaços de informação, alem do aumento da coordenação motora e criatividade. Esses beneficios são essenciais para qualquer ramo de atividade, eu como ja fiz administração posso dizer como coordenação motora faz falta na hora de expor sua ideia para um logotipo, ja que sou um pessimo desenhista. Um bom exemplo de desenhista é meu amigo Gotycus e os blogueirs SiriosCh e Tuia que tambem tem um dom para a coisa.

Amor e Sexo: Estranho dizer isso, mas quem disse que aquele fim de semana se preparando para mostrar algo diferente para sua parceira, seja uma declaração de amor, carta, presente, roupa sexy, creme, acessorio ou ambiente, não é um hobby, se encaixa dentro do conceito e é cientificamente e psicologicamente comprovado como algo benefico por especialistas. E não precisa ser com mulheres diferentes, como disse adam sandler em como se fosse a primeira vez “...é possivel se apaixonar pela mesma pessoa todo santo dia...”. O hobby não é o ato em si, mas sim criar situações para tal, tanto é que existem diversas feiras sobre o assunto, como a expo erotica que até passa no “a noite é uma criança” do Otavio Mesquita todo ano.

(Inovar faz bem...)
Com isso espero atiçar em vocês a vontade de aderir a um Hobby, seja esporte, caminhada, RPG (Só mandar um e-mail hehe), Coleção (Magic?), desenho ou escrita. Vale a pena gastar duas horas de um fim de semana matando alguns Orcs malignos ou meia hora de PC para atualizar um blog.
Boa Diversão e até a proxima, mas antes comentem: Qual é o seu hobby?

Comentários

  1. Muito Bom esse post, brilhante digno de você

    ResponderExcluir
  2. Parabéns more ^^ 100º Post.

    Agora vc quer mesmo q eu liste meus hobbies o.O usahushaushuahsuahsuahsuha

    Sou mais fã dos intelectuais (nerds rules!!!)
    Uma Meso-otaku, devoradora de todos os livros, mas nova jogadora (viciada em RPG), atriz, cantora, cozinheira, dona de casa uashas (só faço quando da na telha de fazer), video-game e mais recentemente caminhada. uffa ^.^
    Ps. Eu amo natação é o unico esporte q eu tenho verdadeira adoração pena q é caro =/

    ResponderExcluir
  3. Cara muito bom o post,^^ gostei bastante

    ResponderExcluir

Postar um comentário