Dica de leitura: Percy Jackson e os Olimpianos



Eis aqui um dos melhores livros lançados nos ultimos tempos e sem duvida a melhor serie que foi lançada para o publico jovem (tambem concorrendo com crepusculo até eu...).

Concebido por Rick Riordan, autor texano, que na minha opinião é um dos nomes em maior destaque e ascensão na literatura moderna, tanto por possuir a serie dos olimpianos com cinco best-sellers como pela versatilidade que possui, com livros voltados para crianças ou titulos mais "barra pesada" para adultos adultos, como o Tres Navarre.



A serie gira em torno de um preceito simples que é apresentado no resumo do primeiro livro: E se os deuses gregos do Olimpo estivessem vivos no século XXI?

Com isso temos um mundo ja conhecido, mas aberto para qualquer possibilidades, nele Rick Riordan associa mitos conhecidos pelo publico com coisas de nosso cotidiano, tudo apresentado pelos olhos do protagonista de 12 anos, Percy Jackson, um semi-deus, filho de poseidon. Este é o unico lugar onde voce vera satiros, gigantes, fantasmas, anjos de platina e driades em uma cafeteria em san fransisco, uma experiencia literaria unica.

A serie é composta de cinco livros, mais alguns livros contando mais sobre o mundo em que a serie gira, as regras e as peculiaridades que os semideuses devem passar.

O primeirto é Percy Jacson e os Olimpianos: O ladrão de Raios. Nele descobrimos o mundo fascinante dos olimpianos, o acampamento meio sangue e as mazelas que um meio sangue passa durante sua geralmente curta vida, ao mesmo tempo que o personagem tambem se descobre como um adolescente em crescimento, cheio de problemas escolares e na familia. Tudo isso é apresentado em uma linguagem atraente, juvenil, graças aos ohos um tanto ironicos de percy.


O livro possui uma adaptação para o cinema um tanto distorcida, nela alguns elementos do livro são ignorados ou misturados, mas ainda pior do que as adaptaçãoes de senhor dos aneis e harry potter. Recomendo assim como eu a assistirem primeiro ao filme, para evtar decepções.

O segundo Livro em minha opinião é o melhor em termos de fluidez do enredo. O mar de Monstros, o titulo desse livro, apresenta uma história digna de ulisses e os argonautas, mas com uma abordagem atual, com toques de humor e alusões que fazem o leitor dizer "putz como eu não pensei nisso!". Aqui é apresentado o melhor personagem da série o Tyson, tenho certeza que após ler concordariam.


O terceiro Livro, a maldição do titã, nele o enredo começa a tomar forma, isso se deve tanto ao desenrolar da trama, quanto ao fato do amadurecimento do nosso heroi/narrador, como ja disse, muito do que acontece é influenciado ou distorcido pela visão um pouco ingenua de nosso heroi, que em muitas partes do mesmo parece ignorar coisas realmente relevantes para atrama, mas venhamos e convenhamos, se estivesse no lugar dele eu tambem não iria prestar atenção, como vou ficar olhando para um detalhe quando tem um exercito de monstros mitologicos atrás de mim?


O quarto livro, A batalha do labirinto, nosso herói ja se aproxima dos 15 anos de idade, nele podemos ver uma ligeira mudança e auto-confiança do mesmo. Percy ja sabe a muito tempo quem é seu inimigo, o que ele quer e como. Dai resta arrumar um jeito de impedi-lo e o que não é facil, ainda mais na situação atual de seus principais aliados.

Este é o melhor de toda a série até aqui, nele temos um enredo envolvente, que me fez ficar 5 horas devorando o livro, personagens são construidos, relembrados, trabalhados, mitos explorados é uma aula para qualquer escritor amador. Neste ponto a qualidade e conteudo do livro crescem junto com o autor, que ganha seu 5 premio de best-seller da newyork times alem de 4 premio seguido de literatura fantastica e literatura infanto-juvenil.


O quinto livro ainda não li, se chama o ultimo olimpiano (nome um pouco sugestivo), mas ja sei do primeiro capitulo, graças a grande sacada da editora em colocar o primeiro capitulo do livro seguinte no final do livro anterior, para chamar a atençao e continuação da serie. Pelo meu ver teremos diversos choques com reviravoltas emocionantes. Muito do que acontece ja no primeiro capitulo me decepciona, mas ao meu ver, se ocorrer assim como no quarto livro, posso me surpreender até o desfecho do mesmo, ele estara nas lojas essa primeira quinzena, amanha mais especificamente na nobel.

Junto do quinto livro vem o lançamento do arquivos dos semidueses, onde temos explicações especificas sobre aspectos do mundo onde a história se passa. No mesmo estilo temos outros dois llivros sem previsão de tradução para o portugues que são o Guia supremo e Semi-deuses e montros. Tudo isso pode ser visto no site oficial da serie que está no final do artigo.

Para concluir, digoq ue este livro é de facil leitura, alem de ser uma aula de história grega feita por um professor muito criativo é tambem um exemplo que o genero de fantasia pode se associar a qualquer coisa fora do padrão tolkeniano, assim como é apresentado aqui misturado com os dilemas que vivemos em nossa juventude e a descoberta de um mundo totalmente novo: o amor.

Como serviço publico vou passar o link do site oficial e links para o download dos livros, contudo, incentivo a compra do livro por possuir um preço acessivel, chegando a 22 reais cada, sem contar que é como se estivesse agradecendo ao autor pela criação intelectual, encaro o PDF como um test-drive, ai vai o link...

Site oficial:
http://www.percyjackson.com.br/

Livros em PDF:

Bom fica ai a dica e assim que ler os outros livros e o final da serie prometo comentar sobre as mesmas, até a proxima com mais dicas de leitura.

Comentários

  1. Eu assiti o filme e li o primeior capitulo do livro ... achei bacanudo ... sempre gostei de mitolgia grega ... elá tá na lista de livro para ler ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário