E aí, você faz parte da Juventude Envelhecida?

Tava pensando há muito tempo escrever sobre esse tema tão presente na minha vida e na vida de outros tantos jovens que sofrem desse mal.

Bom povo, esse conceito criado pela minha mente cansada e problemática tenta revelar um pouco dessa nossa geração que faz um monte de coisa todos os dias ou mesmo aqueles que “não fazem nada”, mas mesmo assim parecem estar sempre cansados sem energia vital para nada...rsrs.

Por própria experiência percebo que sempre estou com cara de cansado e de sono, parece que um trator passou por cima de mim antes de dormir. Isso vai tomando meu cotidiano de uma forma incontrolável e muito persistente, não tem 1 se quer dia que não falo “Nossa, hoje eu to cansado.

Daí comecei a refletir sobre o assunto e tentando achar mais esse por que da vida, aí achei importante falar sobre isso porque vi que não era apenas uma indagação minha e que muitos jovens são alvo desse acontecimento e são muito criticados principalmente pelos seus pais. Parece ser uma missão bem simples, mas ela desencadeia um monte de possibilidades que surge ao pensar sobre isso.

Primeira coisa que surge são os diversos afazeres que temos durante a semana/mês/ano, temos muita coisa rotineira como trampo, escola ou faculdade, cursos diversos, estudar, cuidar da casa entre diversas atividades e obrigações que temos e ainda conciliamos tudo isso com a nossa diversão que é sair, beber, se divertir de alguma forma.

Outra coisa que observo muito por aí é a critica de pais e pessoas mais velhas que dizem que a juventude de hoje em dia faz “quase nada” e sempre reclama que estão cansados. Esse acho um argumento bem desprezível, vejo que temos muitas responsas que a própria sociedade nos impõe “para ser alguma coisa na vida” e isso é totalmente ridículo.

Fico puto principalmente quando dizem que na época deles era bem mais difícil e talz, mas aí pergunto, em qual época é fácil? Ter que fazer coisas que não desejamos para uma satisfação alheia ou para não seguir o “mal exemplo” que os mais velhos ou nossos pais nos deram de só trabalhar, trabalhar e trabalhar e não pensar nos estudos, futuro e afins.

Conheço uma pá de gente que faz faculdade ou cursos técnicos e coisas do gênero porque os pais dizem que é importante, mas nem curtem o que fazem e nem sabem o que querem fazer ou se querem fazer, vivemos em uma sociedade que as decisões muitas vezes são tomadas por outras pessoas e não por nós.

Porque essas pessoas sabem como é “o mundo lá fora” e tem experiência de vida, aí decidem o que é melhor para nós de uma forma tão ditadora e tirana que chega a ser vergonhosa, eles se veem nos mais novos e querem remediar as decisões de suas vidas que muitas vezes também são tomadas por terceiros e eles apenas replicam isso de uma forma desnecessária.

O mundo de hoje é muito mais corrido fato e exige cada vez mais de nós e cada vez mais cedo, essa é a configuração atual. Claro que nos adaptamos a ele dá forma que podemos, aí consequentemente vem esse desgaste físico e mental diário tão presente em nossas vidas.

Acho que um conselho (e uma coisa que vou tentar fazer) é de ser bem seletivo e organizado naquilo que se faz, não querer abraçar o mundo e respeitar seus limites corpóreos e mentais, o maior sinal disso é quando estamos doentes e temos que fazer nossas tarefas obrigatórias, aí optamos por fazer tudo e pioramos e isso vira uma bola de neve sem fim.

Por isso acho importante nós cuidarmos de nós mesmos e saber nossos limites e não ser influenciado pelo modo de vida social, é difícil colocar isso em prática, mas é o melhor que podemos fazer, nos respeitar em 1º lugar. Após fazer isso, tudo fica mais fácil.

Comentários

  1. Parabens eric, voce realmente é um genio!

    Estava esperando um artigo tão bom qunato esse, é um tema que assola a todos nessa era tão dinamica.

    Para melhorar isso a unica coisa a fazer é eliminar na medida do possivel aquilo que te assola tanto (só não vai eliminar pessoas que nem o goleiro bruno...)

    ResponderExcluir
  2. Rsrsrs... Que isso!
    É, essa dinâmica de viver é que mata muita gente (mata mais que o Bruno goleiro...UHAHUA). Valeu pelo comentário cara, abraço!

    ResponderExcluir
  3. Curti o texto ein ! É verdade oque você disse. Ta todo mundo tão preocupado com oque os outros pensam, e no futuro (que é incerto) que ninguem lembra de viver o agora.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Luspita! É isso mesmo, o povo fica se planejando para o amanhã e nem percebem que ele nem pode vir! Valeu pelo comentário! s2

    ResponderExcluir
  5. quer saber o que mais te deixa cansado?
    fazer algo que vc não gosta...
    desde um emprego zuado até aulas idiotas da faculdade

    isso dai cansa mais do q ficar o dia inteiro fora de casa fazendo alguma coisa q vc goste

    ResponderExcluir
  6. Muito bom mesmo ..otimos artigos como sempre ....

    ResponderExcluir
  7. Com certeza Tuia, acho que é um dos principais motivos, como coloquei no texto, as obrigações sociais são fatos que stressam as pessoas e elas "podem" fugir disso, mas é bem complicado!

    ResponderExcluir
  8. Não abraçar o mundo e respeitar seus limites... é bem isso mesmo tô aprendendo isso agora!
    Muito bom o texto

    ResponderExcluir
  9. O foda é colocar esse aprendizado em prática! Tá parecendo mesmo! UAHhUA

    ResponderExcluir
  10. Mas eu também acho que mesmo conhecendo nossos limites, as responsabilidades são sempre muito maiores e a gente vai se acostumando nessa loucura e se matando um pouquinho a cada dia. Esse texto é pra mim, FATO, quem nunca ouviu o lucas falar que eu sou idiota porque vivo ocupada, fazendo 124155 mil coisas? :/
    curti muito o tema!

    (:

    ResponderExcluir
  11. Elas são maiores pq damos importância maior para elas do que para outras coisas, pq o social nos colocou na mente que elas são mais importantes! Não foi vc q criou os graus de importância, isso é um molde pronto, que temos que quebrar para viver de verdade! xD
    Valeu por ler e comentar Talpo!

    Obs: Eu já ouvi....UAHUAUH

    ResponderExcluir

Postar um comentário