PAPO DE BARDO: Vote no Pac-Man...


(será que roda God of war 3 em qualidade maxima?)


Este artigo é baseado neste artigo do G1 da globo:
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/08/americanos-colocam-jogo-pac-man-em-urna-eletronica.html

Para os mais preguiçosos que não abriram o link caso e o seguinte:



Os professores Alex Halderman , da Universidade de Michigan e Ariel Feldman, da Universidade de Princeton, conseguiram, sem muita dificuldade, fazer uma cópia original do jogo “Pac-man” funcionar em uma urna eletrônica, apenas trabalhando três tardes na mesma. O feito foi relativamente facil (mamão com açucar, diretamente do ingles "piece of cake", que significa pedaço de bolo o.O...) ja que a configuração das maquinas é semelhante a de um 486 com 32 MB de memoria RAM, assim como as antigas maquinas de 20 anos atrás do saudoso "come-come" (ui!).



A ideia surgiu depois da proibição do uso das mesmas nos estado da Virginia, na terra do tio sam. A proibição se deve pela identificação das varias vulnerabilidades das urnas eletronicas de modelo DRE (Direct-Recording Electronic), como a AVC Edge, da Sequoia (comprada por $50,00 e usada no jogo... digo, teste).

A questão é que facilmente é posivel a adulteração do voto ja que não há confirmação domesmo pelo maquina, ou pode existir a capacidade da falsa confirmação do voto. Para solucionar o caso o estado se utiliza de urnas que imprimem seu voto e o voto é computado somente após o eleitor entregar este papel ao mesario que passara o "recibo de voto" e mum scanner que computara a escolha. Tal metodo provou ser mais seguro contra programas maliciosos ou algum hardware acoplado a maquina.

O brasil ainda usa maquinas deste genero, mas infelizmente como aqui é tudo mais lento, a previsão para a adção do metodo mais seguro é só para 2014 (Porque será? Mutreta?). O argumento para tal é que no brasil a adoção é mais dificil pois (infelismente e injustamente) o voto é obrigatório para todos, sendo que nos Estates não é. Eu particularmente acredito que tem tatu nesse mato, pois la a votação é em peso (cerca de 88 a 95 porcento), portanto tantufas para eles que a população é grande, eles simplesmente fazem do jeito mais correto possivel (Mas la tembem tem um tatuzinho ou outro...).

Comentários