Chocotino - Torta de Capuccino (O novo manjar dos deuses)

(Nossa! Um tijulo de pura alegria estomacal! Venha para mim maravilha de alto teor de glicose!)

Nos meus velhos tempos de ensino medio, eu raramente estava em casa de manha, pois fazia meu curso tecnico junto com o colegio. Um belo dia de manha, meu professor teve uma labirintite e voltei para casa as 8. Foi então que passava o Mais Você da ana maria braga com uma receita sensacional. Eu como um verdadeiro (gordo) cozinheiro, decidi que a faria para o dia das mães. Após algumas alterações ficou mais pratica e uma delicia. É simplesmente, em minha opinião a melhor receita de doce que sei fazer, espero que gostem.

Como na fota acima teremos tres camadas (de pura gordisse+diabetes) de doce que deverão ser listadas separadamente, a preparação é demorada pelo tempo de espera para o congelamento de cada parte, mas é muito simples de se fazer, mãos a obra!

Vamos aos ingredientes:

1ªCamada
600gr de Chocolate Meio Amargo
200ml de café coado forte e quente (De preferencia sem açucar, mas se quiser...)
1 envelope de gelatina sem sabor incolor
(Opicional) 1/2 xicara de licor de café

2ª Camada
600gr de Chocolate ao leite
200ml de café idem ao de cima
200gr de chocolate em pó

3ª Camada
Chantily (ou 1/2 litro de creme de leite batido em chantily com 2 colheres de açucar e um pouco de canela)
(Opicional) 1/2 lata de creme de leite

Preparação

Para começo de conversa eu nunca usei o licor de café pois deseava algo mais suave e por conveniencia usei apenas um tipo de chocolate, assim comprei logo o kilo dele, todos os ingredientes podem ser encontrados facilmente e a substituição deles como eu fiz altera muito pouco na consistencia (gordura) e no sabor dela.

1ª Camada

Junte o chocolate e o café em banho maria, para quem não sabe, banho maria é só voce encher uma panela maior de agua até a metade e colocar a panela onde vai derreter os ingredientes dentro dela, assim a temperatura nunca passa a da agua, evitando o ressecamento dos ingredientes.

Dissolva o chocolate junto ao café e em seguida adicione a gelatina sem sabor. Mecha até virar um creme homogeneo (que deve estar quase negro agora). Se utilizar do licor de café, adicione tambem a mistura. Pegue a sua forma e preencha ela com essa primeira camada. Para deixa-la igual a foto, prepare a sobremesa com uma forma alta, eu particularmente faço com uma mais larga para deixar mais facil o corte, mas fica ao seu encargo.

Leve a geladeira por pelo menos 20 minutos, até que o conteudo esteja firme, e passe para a segunda camada.

2ª Camada

Derreta o chocolate ao leite ao mesmo tempo em que dissolve o leite em pó no café. Misture ambos e mecha até que fique uma mistura homogenea, sem pelotas. Nessa parte é importante lembrar que o chocolate vai ressecando com o tempo, então não demore muito na panela. Pegue sua forma com a parte ja congelada e firme, adicione cuidadosamente esta camada e leve para a geladeira por entre 10 e 15 minutos até que adquira consistencia.

3ª Camada
A parte facil é só preparar seu chantily. Eu particularmente gosto de adicionar um pouco de creme de leite nesse parte, uso metade da lata na 2ª camada e metade adiciono livremente aqui. Claro que para quem gosta pode alterar estas quantidades a vontade.

Adicione o chantily e qualquer frescura que deseje. Eu acho que ja existe glicose o suficiente aqui, mas se quiser polvilhar, adicionar bolachas, castanhas e etc (carne? o.O) fique a vontade, tudo vai da sua criatividade.

Dicas de experiencia própria

1 - Um ponto importante é tentar manter essa divisão de camadas o maximo o possivel para causar impressão. Sempre vai ter um que diz, "nossa, quantas camadas!" ou "Legal! que parte eu como primeiro?.

2 - A parte do chantily fica mais interessante se decorada. Não tente coisas infantis como desenhar um rostinho feliz com canela, mas sim algo mais bacana como fazer uma coroa com nozes e polvilhar o interior com algo, ou simplesmente adicionar um corante diferente ao chantily, eles não possuem sabor e dão um toque especial ao creme.
3 - Assista primeiro ao video original da receita, ajuda bastante:
4 - Não adicione leite ao chocolate que está derretendo. Ele ficará mais duro do que o normal (e mais do que você imagina).

Bom apetite e boa insulina a todos!

Comentários

  1. QUE TAL ABRIR A AREA DE CULINARIA DO CASTELO NERD, AFINAL VILEBLADE É UM VIKING DE MÃO CHEIA.

    ResponderExcluir
  2. PMC já está aberta a cantina para isso

    Mas Vileblade vc quer matar quem de diabete? Eu ? isso seria um motim desfarçado

    ResponderExcluir
  3. Não, até porque seria necessario uma quantia enorme de açucar para te matar sirios. Alias se for por isso quem é que fica destilando o sangue dos companheiros com poções de mana e elixires etilicos?

    ResponderExcluir

Postar um comentário