Dica de leitura - Romance dos 3 reinos (Romance of the Three Kingdoms)



(Capa do DVD da novela chinesa, baseada no livro)



Ola amigos e leitores! Mais uma dica de leitura para quem quer ter longas horas de viagem por um mundo totalmente novo de cultura e entretenimento.

Hoje vou apresentar um classico oriental conhecido por poucos aqui no brasil, se não por aqueles que por sorte se depararam com seu jogo.

Romance of the three kingdoms é uma novela épica chinesa, escrita por Luo Guanzhong, em meados do século 14, baseada em eventos ocorridos na dinastia Han do imperio chines, por volta de 300 depois de cristo.


(quem não ler este post terá que combater a furia de Lu Bu!)

Poucos sabem, mas ela é considerado um dos 4 grandes romances escritos pela literatura oriental, e todas as escolas da china promovem a leitura e estudo desse texto, muito melhor do que lemos Dom Casmurro por aqui.


ROTK, como chamaremos a partir daqui, conta a história baseada em fatos veridicos da divisão que ocorreu na china após a queda do imperio que durava por 300 anos. Com o fim do imperio oos lordes feudais fazem uma corrida pleo poder para ver quem será o grande imperador da china.


(Guan Yu é o segundo personagem mais poderoso, tão poderoso que diz a lenda que depois de morrer matou 3 pessoas, alem de hoje ser considerado o deus da guarra para os chineses, e estou falando serio)

No decorrer da história, passamos por mais de 50 anos, através de 3 geraçoes das 3 grandes casas que se formam como imperios paralelos nessa grande contenda. O imperio de Shu-Han, criado por Liu Bei, um mero sapateiro que descobre ligaçoes com a casa real decaida e resolve restaurar a ordem para seu povo sofrido. De outro lado seu amigo e inimigo Cao Cao, soberano de Wei, um comandante de renome, tambem de origem humilde, que é capaz de qualquer coisa para concretizar sua ambição, pacificar e unir a china, sobre seu comando. E como uma terceira força temos Wu, regida pela familia Sun (Descendentes diretos de Sun Tzu, o mesmo de "A arte da guerra") prestigiados pelo antigo imperio e agora senhores de suas terras, 4 gerações de Sun resolvem batalhas epicas e intrigas durante esse longo livro de 1700 paginas...
Recomendo esta leitura pelo teor cultural e artistico do livro, alem de possuir uma historia 80% veridica e envolvente é recheado de guerras e intrigas. O ponto forte são os constantes combates e as constantes lições de moral que o leitor aprende, geralmente no final de cada um dos 120 capitulos acompanhada de uma poesia. Cada combate traz toda uma explicação detalhada das taticas e logo que chegar ao capitulo 20 ou mais começara a roer as unhas enquanto lê por torcer para um lado ou outro.
Lendo este livro, conhecemos quase 1150 personagens históricos da cultura chinesa, aprendemos proverbios até então obscuros, mas muito interessantes. Outro ponto é o fato de este livro contar coisas da cultura oriental muito uteis, como por exemplo o apelido "Chan" ser usado como sinonimo de tolo pelo fato de um imperador com esse nome possuir tal capacidade em abundancia.
Abaixo eu tenho um link para a leitura on-line do livro, mas infelizmente todas as 1700 paginas estão em ingles. Se encontrarem em portugues me digam pois eu desejo. Alias, esta é a melhor versão, pois os nomes estão traduzidos diretamente do chines com a pronuncia correta. Algumas versões em portugues possuem nomes errados de alguns dos 1000 personagens.
(Vai aparecer uma imagem do colin powell mas bem abaixo na pagina verão os links para leitura)
Para quem ja leu arte da guerra ficara feliz em saber que metade do livro de Sun Tzu será contado em detalhes neste livro, ja que quem escreveu foram os discipulos do mesmo que aparecem combatendo nesse belo exemplar...
Para que entendam a magnitude desta obra prima, ja possui 30 adaptações para games (que postarei depois), 8 adaptaçoes para cinema, 1 novela de 200 capitulos e o manga tenju tenghe é tambem baseado nesta história (meio toscamente) alem de possuir um parque inteiro em homenagem a esse periodo, o Suam Samkok.



(Parque de Suam Samkok, cultura chinesa na veia...)

abraços e boa sorte com as 1700 paginas e 120 capitulos...

Comentários

  1. Um mnaga que fala bastante dessa historia é o Ikkitousen .... Nota: Achei o seu jogo Vileblade em casa...

    ResponderExcluir
  2. Huahuauhahua agora ja baixei ele de novo, mas valeu pela informação, aproveita e ja confere a história por ele...

    Tinha me esquecido do ikkitousen mesmo, nos proximos posts vou colocar eles, os jogos e os filmes e adaptações para TV

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! adorei o post!
    infelizmente só axei até aqui traduzido:
    http://pt.scribd.com/doc/37738872/Romance-Dos-Tres-Reinos-V0-14

    ResponderExcluir
  4. "Muito melhor que Dom Casmurro" ??? acho muito equivocado e irresponsável realizar esse tipo de comparação e oferecer valor de superioridade a uma das duas obras considerando que as temáticas e as abordagens terem diferenças descomunais e ambas as obras possuem grande valor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário