Esporte é coisa de nerd: Conhecendo o Futebol americano (parte 1)


(Wilson! Wiiiiiiilllssooooooonnnnnnn! Cade você wilson?!)


Aproveitando que neste domingo a grande maioria dos participantes moderadores deste blog farão uma partida "amistosa" de futebol americano, gostaria de mostrar a todos o quão belo é este esporte e o tamanho preconceito que os brasileiros tem.

Eu mesmo cheguei a participar dos treinamentos de um time e garanto que é mais maravilhoso do que aquele esteriotipo de filmes, realmente é um dos esportes mais coperativos e interessantes que ja joguei (e olha que ja joguei uma caralhada de coisas...)

Após a leitura disto talvez mudem de ideia e queiram fazer alguns touchdowns tambem...

O Futebol americano é conhecido nos estados unidos apenas como football, sendo ele uma variação do rugby ingles, que é um pouco mais liberal em suas regras e possui uma bola que mais parece uma carambola. O futebol americano é um jogo que recompensa velocidade, tatica, uso do espaço em campo e a força bruta. O ponto principal do mesmo é a estrategia, sem uma, nada acontece.

Para quem não sabe, eu Vileblade, ja participei de alguns treinos de um time de futebol americano. Não continuei os treinos por ter problemas de agenda, ou seja, não ter tempo para fazer p... nehuma.

Eu realmente me interessei pelo esporte e graças as orientações aprendi muito. O mais interessante é que apesar de parecer bruto, na verdade é um esporte de muita tecnica e muito companheirismo. Se o time não estiver unido, nada acontece, sendo ainda pior do que a desunião em outros esportes, pois a estrategia depende muito do companheirismo e não existe aqule segunda para o "drible a mais" que nem no futebol. Se ficou em duvida ao passar a bola, perdeu a chance.

Treinei durante 1 ou dois meses e aprendi algumas jogadas basicas. realmente é um esporte favoravel para os gordinhos pois alem de aproveitar o peso de seu corpo como Lineman (que explicarei no proximo artigo), voce trabalha todos os musculos do corpo sem exceção.

Comecei a pesquisar sobre o futebol americano após ler o manga eyeshield 21, o qual coloquei um link no final do artigo. Depois que tentamos jogar um pouco em um parque, conheci este time e me convidaram a conhecer melhor o esporte participando de alguns treinos e divuldando melhor ele. Realmente é um jogo complexo, mas em sua essencia encanta qualquer pessoa que goste de um desafio, afinal, não é nada facil chegar com aquele ovo do outro lado do campo, com 70 "negos" correndo atras de voce...

Suas regras são bem especificas e para explicar vamos ler um trecho de um artigo do how stuffs works:

O futebol americano é um jogo de polegadas jogadas em um campo medido em jardas. As medidas inglesas são usadas para marcar os movimentos em campo. O sucesso do time é baseado em quantas jardas os jogadores acumulam ou cedem. Um campo oficial de futebol americano da Liga de Futebol Americano (NFL) (em inglês) é um retângulo que tem 110 metros (120 jardas) de comprimento e 49 metros (53 jardas e 1 pé) de largura. A maioria dos campos é coberta por grama e instalado em um estádio ao ar livre. Nos estádios cobertos, os campos são feitos com grama artificial.

Vamos dar uma olhada em algumas das características padrão de um campo de futebol americano.

(how stuffs works facilitando meu trabalho...)

Linha lateral => É a linha limite de 1,8 metros de comprimento de cada lado do campo de futebol.

Linha de fundo => É a linha limite de 1,8 metros de comprimento que liga as duas linhas paralelas laterais. As linhas de fundo e as laterais compõem a forma retangular do campo. Há dois flancos de mastro no fundo da linha de fundo.

Zona final => São as duas áreas de nove metros de comprimento em cada extremidade do campo dentro da linha de fundo. A zona final atrás de um time é a zona final daquele time, e a zona final à frente de um time é a zona final do time adversário.

Linha de meta => É a linha de 20 cm de comprimento que atravessa a frente da zona final. Há dois flancos de mastro no fundo da linha de meta.

Linhas de jardas e a divisa de interferência =>No 91º metro (100 jardas) entre as linhas de meta, as divisas de interferência marcam cada jarda em ambos os lados do campo. A cada 45 m (50 jardas), uma linha branca sólida vai de uma linha lateral à outra e a cada nove metros (10 jardas) essas linhas são numeradas (por exemplo: 10, 20, 30, 40, etc.). Essas linhas cruzadas dão ao campo seu apelido de "gridiron".

Traves => Centralizadas na parte de trás da zona de fundo estão os pólos com 3 metros de altura conectados por uma barra horizontal atravessada. Em cada extremidade da barra atravessada de 5,5 metros há um poste perpendicular que se ergue a nove metros do solo. Uma fita de 10 cm x 107 cm é amarrada no topo de cada poste perpendicular.

A peça principal do equipamento de um jogo de futebol americano é a bola. As bolas oficiais da NFL são feitas à mão pela Wilson Sporting Goods Co. A bola de futebol americano é uma esfera alongada de 27,9 a 29,2 cm de comprimento. Ela tem uma circunferência de comprimento de cerca de 72,4 cm e uma circunferência de largura de 54,6 cm no meio da bola. Seu peso varia entre 397 a 425 gramas. A bola consiste em uma bexiga de poliuretano inflada revestida de couro de vaca e uma rede de corda. A rede de corda é uma linha de algodão revestida de vinil.

O couro é costurado internamente no forro com um fio triplo sintético para proteger a bexiga e ajudar a bola de futebol a manter seu formato alongado diferente. Uma válvula conectada à bexiga se projeta para fora através do couro para permitir que o ar seja bombeado para a bola.
Com o equipamento identificado e o campo definido, agora podemos jogar.

Um jogo da NFL é dividido em quatro tempos com um intervalo maior entre o segundo e o terceiro tempos. Cada tempo tem 15 minutos de duração. Se os times terminarem empatados após os quatro tempos, eles jogam uma prorrogação de 15 minutos. Na prorrogação, o primeiro time que marcar, vence.

Embora o jogo possa ser jogado em até uma hora, geralmente ele dura de três a quatro horas. As equipes podem parar o relógio saindo das linhas do campo, atirando um passo incompleto ou pedindo tempo (são permitidas três solicitações por tempo). O cronômetro também pára durante os dois minutos de advertência observados no final do segundo e quarto tempos.
Na próxima seção, vamos ver todos os jogadores em campo.

Essas são as regras basicas e intermediarias do jogo, ainda existem as partes de faltas (que acreditem ou não existem) entre outras coisas, mas isso não é importante agora. No proximo artigo conheceremos as posições...


Alias para quem se interessou pelo manga eyeshield 21, leia aqui:
http://www.onemanga.com/Eyeshield_21/

E quem quiser saber mais sobre as regras leia aqui:
http://esporte.hsw.uol.com.br/futebol-americano1.htm

Comentários

  1. Muito bom o post ... sim somos nerds e jogamos Amefoot ... fuck yeah!!!

    Nota, na onemanga não tem mais nenhum manga, o Eyeshi vc pode encontrar aqui http://jikai.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Poxa, explodiram o onemanga? que pena, só porque eu acompanhava ele direto.

    ResponderExcluir
  3. Que frescura essa história de preconceito hein. Não se tem mais o direito de gostar ou não de um esporte ? Alias, os nerds americanos tem motivos de sobra para odiar futebol americano, já que os jogadores de futebol americano maltratam - os pra caramba nas escolas americanas. Paulo Vitor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário