Esporte é coisa de nerd: Conhecendo o Futebol americano (parte 2)



Nesta segunda parte vamos conhecer um pouco mais das posições e o numero de jogadores.
Existem times que possuem até 53 jogadores, todos jogando regularmente, ja que as posições de ataque e defesa se alternam diversas vezes durante a partida.
Eu enquanto treinava joguei em diversas posições, aprendi o que um lineman faz, um tight end, um receiver e um halfback ou fullback. Esses nomes podem soar estranhos, mas após ver a explicação mais uma vez sorrupiada, mas dessa vez adaptada, do how stuffs works vocês entenderão e escolheram as suas.




<1 size="5">Quem é quem?


Uma escalação da NFL não permite mais de 53 jogadores em uma equipe. São permitidos apenas 11 jogadores por equipe de cada vez em campo. Para entender uma escalação da NFL, é preciso identificar as três equipes dentro de um time: o ataque, a defesa e os times especiais. Cada um desses três grupos tem posições e habilidades específicas. Vamos ver cada uma delas.




(Os nomes estão "abrasileirados", procurem se orientar pleo texto mais abaixo)
Ataque
O ataque da equipe é responsável por passar a bola à frente, em direção à zona final do adversário. Para fazer isso, o atacante joga a bola para outro jogador ou segura a bola e corre para a frente. Aqui estão as posições básicas do ataque.



Quarterback (QB) => Joga a bola para os receptores ou passa a bola para os running backs (RB). O quarterback também é o "cérebro do time" porque ele é o líder em campo. Por esse motivo sempre é o capitão e sem ele nenhuma estrategia funciona.


Linha de ataque => Estes jogadores fornecem o bloqueio para os quarterbacks e running backs. Conheça as posições individuais dos homens da linha de ataque:

Center (C) =>O center fica no meio da linha. Sua função é passar a bola por baixo de suas pernas para o quarterback.


Guards (LG/RG) => Estes dois jogadores atuam no meio de campo e protegem o quarterback dos ataques dos defensores. Se um quarterback cair ele levou um "sack" ou foi "sackado". A função deles é impedir o quarterback de ser atacado.

Tackles (LT/RT) => Os tackles ficam posicionados do lado de fora de cada guarda. Cada equipe tem dois tackles. Possuem duas funções que são, impedir que peguem o quarterback ou os runninbacks e a segunda é quebrar o bloqueio defensivo na força, deixando um espaço para que os running backs passem bem no meio da defesa.


Receivers => Os receptores correm pelo campo e pegam as bolas arremessadas pelo quarterback. Sua função é conseguir se livrar da defesa e receber o passe o mais perto o possivel da linha final do campo. geralmente são uns dos maiores pontuadores dos times.


Os receptores podem ser wide receivers (WR) ou tight ends (LTE/RTE), dependendo de suas posições no campo. Os wide ficam mais afastados e recebem passes longos, sua função é ganhar o maior numero de jardas o possivel com a recepção de passes e em seguida corrida. O tight end trabalha tanto como defensor como atacante, é o coringa. Ele pode receber passes curtos, proteger os running backs, ele mesmo correr, alem de ajudar a linha de defesa. Um bom tight end deve ser versatil e habil, alem de forte.

Running backs => Jogadores que recebem a bola do quarterback e partem para a corrida em direção à zona final. Dependendo da formação (organização) dos jogadores do ataque, um running back deve ser chamado de tailback (TB), halfback (HB) ou fullback (FB). O tailback protege os outros running backs enquanto corre em conjunto com o que tem a aposse da bola. O halfback é mais forte e tem explosão, servindo para corridas curtas por dentro da defese. O fullback é mais rapido e agil, geralmente de menor estatura, e corre o campo inteiro, driblando todos a sua frente e sendo protegido pelos outros, geralmente é o maior pontuador do time.



Defesa



Quando uma equipe não tem a posse de bola, ela se defende e usa vários métodos para evitar que o ataque da outra equipe marque. Os jogadores devem bloquear o atacante que está com a bola e impedir que o ataque avance. A defesa também tenta tirar a bola do ataque.
Agora conheceremos as posições básicas da defesa.

Linha de defesa => Os homens da defesa pressionam o quarterback tentando bloqueá-lo antes que ele lance a bola. Eles também tentam impedir os running backs. Esses são os típicos homens da defesa. Conheça as posições individuais dos homens da linha de defesa:

Ends (LE/RE) => Os homens da linha defensiva ficam do lado de fora da linha e tentam avançar nos tackles de ataque. Seu objetivo é derrubar quem quer que esteja com a bola, de preferencia o quarterback.

Nose tackle (NT). Os nose tackle ficam ao lado da bola. Seu objetivo é destruir a defesa mais dificil: os centers. Só jogadores de muita força e explosão jogam nessas posições.

Tackle (LDT/RDT) => Os tackles atravessam os guarders e tentam cortar a linha de ataque, assim como os ends.

Linebackers => Quando há três atacantes, um é o linebacker intermediário (MLB) e dois são os
linebackers externos (OLB). Quando há quatro atacantes, dois são linebackers internos (ILB) e dois externos. Sua função é afastar os atacantes, conter os corredores e cobrir os receptores em algumas jogadas, funcionam mais ou menos como os liberos no futebol brasileiro, cobrindo os buracos deixados pela defesa.

Cornerbacks (CB) => Os cornerbacks evitam que os wide receivers peguem a bola interrompendo os passes do quarterback. Devem ser jogadores de grande velocidade, estatura e visão de jogo. Marcam os receivers como se dependensem daquilo para sobreviver (e ganhar seu salario).

Safeties => Eles jogam atrás da defesa para evitar um passe longo ou uma corrida. Um strong safety (SS) fica em linha na lateral do campo onde há mais atacantes. O free safety (FS) joga em uma posição centralizada, no fundo. O strong funciona como uma precaução a mais. Se um lado do campo tiver mais atacantes que o outro é la que o strong safety estara. O free safety é a ultima barreira entre o ataque é a linha de touchdown. Ele é como um goleiro, uma posição ingrata, mas necessaria.

Equipes especiais

Se a equipe deve chutar a bola, ela usa a unidade especial do time. Essa unidade inclui os chutadores, a linha de atacantes e os jogadores que correm pelo campo para bloquear um returner.



Placekicker => O placekicker chuta a bola através da trave de gol para marcar pontos, chuta a bola para o outro time para iniciar o jogo e, também, para reiniciá-lo após cada gol marcado.

Punter =>O punter chuta livremente a bola se sua equipe não consegue avançar a bola pelo campo. Serve como medida de emergencia para fazer o outro time recuar mais ainda antes de seu proximo ataque.

Returner => Durante um chute inicial ou chute no ar, o returner tenta pegar a bola e devolvê-la o mais longe possível. Um jogador pode marcar um touchdown em uma devolução. São ageis semelhante ao running back, só que eles sempre correm o campo inteiro. Uma posição dificil de se jogar, mas muito boa para o time, quanto mais perto do objetivo, melhor.

Se gostaram comentem!

Comentários

  1. É ainda falta umas coisinhas para explicar, mas está muito bom

    ResponderExcluir
  2. Ainda pretendo continuar isto aqui, falata o sistema de pontuação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário