Esporte tambem é coisa de nerd: Conhecendo o futebol americano (parte 3)

Continuado a falar do maravilhoso futebol americano, vamos entender como é a movimentação da bola durante o jogo, de acordo com o que há no site how stuffs works, de onde gentilmente sorrupiei estas informações.
Como ja disse, as regras fazem do jogo mais uma batalha por territorio do que simplesmente sorte de passar pelos adversarios e marcar, como no futebol que conhecemos.
Cada ataque é composto de quatro tentativas para avançar 9 metros, se falharem a bola é do oponente, se conseguirem, possuem mais 4 tentativas e assim por diante, mas vamos entender os metodos e especificidades dessa regra.

(Fred Beasley, quando era Fullback do San Francisco, Descendo com a bola em uma corrida)


Movendo a bola

Um jogo de futebol americano começa jogando-se uma moeda para decidir qual equipe dará o chute inicial. A partir do chute inicial, as duas equipes começam uma batalha pela posse da bola. Posse significa que a unidade de ataque do time está com a bola.

Um time pode tomar a posse de bola de várias maneiras, as quais você conhecerá abaixo.
Recebendo um chute inicial: uma equipe recebe um chute inicial no começo de cada tempo e após o gol da outra equipe.

Rotação: uma equipe recupera a bola jogada pela outra equipe (que a deixou escapar) ou pega a bola jogada pelo quarterback da outra equipe (interceptação).

Segurança: um jogador é bloqueado em sua própria zona final, significando que a zona final de sua equipe está na defesa e que a outra equipe tem o direito a um chute livre.
Chute a bola no ar: a equipe defensiva impede que a equipe atacante atinja os nove metros (dez jardas) em três descidas, e a equipe atacante chuta a bola livremente, ou chuta no ar, para a outra equipe na terceira descida.

Rotação nas descidas: a equipe atacante falha no avanço com a bola nos nove metros (dez jardas) em quatro descidas e tem de entregar a bola à outra equipe.

Para os novatos nesse esporte, os dois últimos cenários citados podem não fazer sentido. É que um dos mais confusos conceitos do futebol americano é o sistema descida e distância. Cada vez que uma equipe ganha a posse de bola, é dado a ela um conjunto de quatro descidas, ou tentativas, para mover a bola nove metros (dez jardas). Se a equipe consegue mover a bola por nove metros ou mais dentro de quatro descidas, a equipe consegue outro conjunto de quatro descidas para avançar outros nove metros, e assim por diante. Por exemplo, se uma equipe avança 2,7 metros (três jardas) na primeira descida, a próxima jogada será uma segunda descida com 6,3 metros (sete jardas) para avançar (segunda e 6,3); se a equipe depois avançar 4,5 metros (cinco jardas) na segunda descida, a próxima jogada é a terceira e 1,8; se a equipe então avançar 1,8 metros (duas jardas) ou mais na terceira descida, a próxima jogada volta para a primeira e nove metros, com um novo conjunto de quatro descidas para avançar a bola.

Após cada jogada, os juízes determinam quantas jardas a equipe avançou ou perdeu (uma equipe pode perder jardas se o jogador com a bola for bloqueado atrás da linha de disputa pela bola, que veremos em seguida). Os juízes então colocam a bola no ponto onde a equipe chegou. Esse ponto determina a linha de disputa de bola, que é uma linha imaginária que atravessa o campo e é o ponto inicial para a equipe atacante em cada jogada. Na linha lateral, um time de juízes maneja uma corrente de 9 metros (10 jardas) que designa a marca de 9 metros que uma equipe deve atingir na primeira descida. Em jogadas próximas, às vezes esta corrente é levada à campo para medir a distância da bola até a marca dos 9 metros. O bico da bola deve atingir a barra conectada na extremidade da corrente para um time ser premiado com a primeira descida.

Se uma equipe falhar em ganhar os nove metros após três descidas, ela pode escolher chutar a bola no ar para a outra equipe. Se não chutar e escolher usar sua quarta descida, ou "correr atrás", ela deve atingir a marca dos nove metros ou entregar a bola. Uma equipe geralmente escolhe chutar a bola para trás da equipe adversária para que ela tenha de correr uma distância maior para marcar um gol. A equipe que recebe o chute no ar pode devolvê-lo, significando que ela pode pegar a bola e correr de volta, descendo o campo. A equipe que chuta espera chutar a bola descendo o campo e bloquear o chute da equipe receptora antes que ela volte descendo pelo campo.

Toda essa movimentação da bola tem apenas um objetivo, a zona final, que veremos nos proximos artigos.

Comentários

Postar um comentário