Jogar videogames regularmente melhora o raciocinio, diz estudo.

(Essa pesquisia deve ser coisa do shadow...)


Cientistas da Universidade de Rochester, na terra do tio sam, vulgo Estados Unidos, afirmam que pessoas que jogam regularmente jogos de ação possuem uma capacidade de tomada de decisão até 25% mais rapida, sem perda de eficiencia, em comparação com adeptos de jogos de administração como "The Sims 2".

Os pesquisadores testaram dezenas de jovens entre 18 e 25 anos que não jogavam diariamente. Foram divididos em dois grupos. O primeiro desfrutou 50 horas de jogos de tiro em primeira pessoa como "Call of Duty" e "Unreal Tournament". A outra metade se divertiu com "The Sims 2", jogo de simulação.

Após realizarem várias tarefas determinadas pelos cientistas, o grupo que ficou com os jogos de ação responderam 25% mais rápido, com o mesmo nível de acerto na comparação com a outra metade dos jovens. Os sentidos exigidos nos testes foram a visão e a audição.

"Jogos de ação fazem as pessoas tomarem mais decisões corretas por unidade de tempo", afirma Daphne Bavelier, uma das autoras do estudo. "O cérebro está sempre computando probabilidades, quando você dirige, por exemplo, é preciso estimar uma possível colisão e decidir se a brecagem é necessária ou não."

Apesar de não ser adepto de jogos de ação como esses, admito que nada como o estimulo dos sentidos mais importantes para a sobrevivencia, visão e audição, para poder melhorar no processo da informação e na tomada de decisão.

Só não comcordo com o estudo devido ao fato de a pesquisa testar a visão e audição, mas não testar outros tipos de tomada de decisão, como decisões estrategicas ou de liderança. Claramente o resultado parece ser mais interessante na defesa dos jogos de ação (deve ter sido o shadow que escreveu).

Entretanto, existe a necessidade de dizer que hoje em dia todos os jogos misturam um pouco de todos os elementos desses jogos de sucesso. Assim como o controle de sua equipe de guerra como em alguns jogos no estilo "Modern Warfare".

E você, assim como minha pessoa, acha que a pesquisa está "puxando a sardinha" para os jogos de ação?

Comentários

  1. Parece meio forçado mesmo, tipo jogo de ação ajuda desenvolver "reflexos rápidos"
    Mas não primeira vez que vejo que jogo ajuda pessoas ter racionio melhor, o melhor exemplo rpg de mesa (apesar 90% dos jogadores que conheço são bando de tapados)

    ResponderExcluir
  2. Na verdade quando vc tá jagando um jogo de ação, substancias são liberadas para você agir mais rapido e preciso... mas quando você está relachado jogando um joguinho não ...

    e tomara que esteja incluso nos outras 10% né Al

    ResponderExcluir
  3. olha ti garanto que o Claudio e o Frodo não estão

    ResponderExcluir
  4. Pois é al, tem jogadores que não tem solução mesmo, mas mesmo assim, poderiam ser muito pior sem o uso constante dos games, imagina só como seria?

    ResponderExcluir

Postar um comentário