Mais de 20 anos de Mr. Bean


Já faz uma semana que procuro escrever um artigo sobre esse ícone e seus episódios que alegraram tantas tardes e sábados dos brasileiros. Quem nunca deu risada com o comediante mais silencioso de toda Inglaterra?

Mr. Bean é um personagem cômico britânico interpretado por Rowan Atkinson, um dos melhores atores no gênero de comedia existentes. O personagem ganhou fama mundial e garantiu diversos prêmios a Atkinson.

O primeiro episodio da seria estreava em 1º de janeiro de 1990, pela ITV (Independent Television) e a serie segui no ar até 31 de outubro de 1995. Durante os cinco anos, foi aumentando sua audiência, até alcançar 18,74 milhões de espectadores durante o episódio "The Trouble With Mr Bean", em 1992. Além disso, recebeu um número relevante de prêmios internacionais, entre eles "A Rosa de Ouro" (Rose d'Or). O programa também deu origem a dois filmes e uma série de desenhos animados.

Rowan sempre disse que para encarnar seu personagem ele o imaginava como uma criança de 6 anos e pelo que parece essa formula deu certo. Bean possui uma personalidade carismática, ingênua, um tanto infantil e muitas vezes maléfica. Ele sempre procura as soluções mais praticas, por mais malucas que pareçam, para seus problemas, mesmo que isse cause mais problemas para os outros e para si mesmo.

Bean tem aquele típico ar de funcionário de escritório britânico, mesmo seu trabalho nunca sendo exposto. Acompanhado de seu Mini Cooper amarelo e seu ursinho Teddy, Bean faz de cada episodio uma mistura de gargalhadas com reprimendas e compaixão a inocência do simples protagonista, que pode se tornar muito malvado quando quer.

A primeira vez em que Mr.Bean foi exibido foi no ano de 1995, como um quadro do Fantástico, na Rede Globo. O sucesso foi muito grande, tendo sido encontrado na época até um sósia brasileiro de Rowan Atkinson.

Hoje a band exibe o programa junto com o desenho animado, mas muito irregularmente. É mais ou menos como o Chávez para o SBT: Um tapa buraco, quando não há nada melhor para passar mas a audiência é necessaria.

Uma curiosidade é que nas aberturas dos episódios de Mr. Bean (exceto o primeiro episódio) é cantada uma música em coral que diz "Ecce homo qui est faba" que quer dizer: "Eis o homem que é feijão" em latim. A música é em referencia ao nome do personagem ser "Bean" que é feijão em inglês. E no encerramento é cantado "Vale homo qui est faba" que significa "Adeus homem que é feijão". A música foi escrita por Howard Goodall e cantada pelo coral de Southwark Cathedral.

Mr bean possui duas adaptações para o cinema sendo a primeira “Mr. Bean: O filme” e a segunda “As férias de Mr. Bean”. Após esses filmes Rowan Atkinson disse que não haveriam mais filmes do Mr. Bean, mas ele continuo com seu bom trabalho de humorista, com por exemplo, “Johnny English”, filme sobre um espião meio atrapalhado, assim como o Bean.

Eu particularmente não gosto de humor britânico, mas o Mr. Bean sem duvida é inesquecível. Será difícil ver outro ator que saiba encarnar um personagem tão bem, a ponto de não precisar de uma fala sequer para tirar gargalhadas do espectador. Eu não esqueço do episodio em que ele comprou uma TV nova e o que ele queria pintar a casa. Depois de assistir Mr. Bean todos adquirem um novo conceito de humor e atuação. Quem não viu ainda confira!



Abaixo algumas imagens com montagens conhecidas do Bean.

























E O MELHOR DE TODOS:

Comentários

Postar um comentário