Narcisismo na rede: Você é um narcisista virtual?



(Ai querido! Estou mara hoje!)


Hoje estava lendo alguns jornais quando um deles me indicou uma pagina na internet do jornal britanico Daily Telegraph, onde um estudo que acredito solenemente que está correto, é descrito. Pesquisadores afirmam que pessoas que atualizam seus perfis no facebook possuem grande probabilidade de desenvolver narcisismo.



As redes sociais são o paraiso para pessoas que possuem traços de narcisismo pois podem criar um grande numero de amizades virtuais ilusorias sem a necessidade do convivio fisico em si. Outras das vantagens que atraem os narcisistas são a capacidade de exibir apenas o que voce quer de voce e de ser apresentado somente as pessoas com quem gostaria de conviver.


O estudo foi desenvolvido pela universidade do canada, tendo como responsavel a pesquisadora Soraya Mehdizadeh. Foram pesquisados 100 jovens estudantes entre 18 e 25 anos, com perguntas sobre suas atividades no site facebook. Antes das perguntas o perfil psicologico de cada um dos participantes foi analisado por especialistas, tentando descobrir se a pessoa é prédisposta ao narcisismo ou se tem uma necessidade de constante atenção.


O numero de acessos e tempo de acesso diario ficou proporcional ao indice de narcisismo dos entrevistas, comprovando assim a ligação entre estes dois fatores.


O estudo afirma tambem que pessoas com baixa auto-estima tendem a se dispor ao narcisismo como contra medida subconsciente e o volume diario do uso de redes sociais se torna uma ferramenta chave para tal.


Os pesquisadores tambem constataram que homens tendem a se importar mais com o que é escrito em seus perfis, enquanto mulheres temdem a se importar mais com as fotos nos mesmos.


O artigo cientefico está exposto no jornal Cyberpsychology, Behaviour And Social Networking.


Eu digo que acho esse estudo muito importante e totalmente solido. Já não é a primeira vez que vejo pessoas que precisam estar constantemente atualizando seu orkut, facebook, sonico entre outros, mesmo que ninguem se importe com isso. Eu mesmo sou narcisista em relação ao que escrevo nesse blog, implorando para que comentem!


E voces? o que acham de pessoas que atualizam seu orkut 5 vezes ao dia?

Comentários

  1. As pessoas que fazem isso possuem serios quadros de narcisismo, ou simplesmente vivem de fato se importando com coisas triviais da vida, como seus comentarios no orkut (ou no blog)...

    Quem não tem um parente assim?

    ResponderExcluir

Postar um comentário