[PRIDE OF UNDERGROUND] - Palindromos (Todd Solondz)


Palindromos são palavras que, tanto escritas quanto faladas, escritas ou lidas de trás para frente tem o mesmo significado, por exemplo 'ovo' e outras mais. Nossa protagonista da história, por exemplo tem um nome que é um palindromo.

Aviva é uma garota que desde pequenininha tem um grande sonho, ter um filho. Não importa o que aconteça com ela, ser mãe será ainda é sua maior pretensão e realização dum sonho. Ao conhecer um garoto em uma reunião dos amigos dos pais ela faz a oferta ao garoto: 'vamos fazer um filho?'. Nessa época, Aviva e o garoto com mais ou menos 12 anos (garoto esse viciado em pornografia que tem como sonho fazer um filme pornô) na descoberta púbere do sexo tentam e tem êxito em uma frustrada ejaculação precoce sua descoberta sexual. Conforme o tempo passa e os sintomas vão se acentuando, é evidente aos pais o que se sucedeu com Aviva e que o que ela, de fato, sente não são apenas enjoos e indisposição física, a inicio pensam que ela foi abusada sexualmente mas ela abre o jogo e lhes conta o ocorrido. Pasma, a mãe tenta convencer Aviva a todo custo a fazer um aborto com um médico da família (aborto esse que inclusive a própria mãe já fez) e tentar começar tudo do zero. Temos aqui o futuro da Aviva como cidadã 'padrão' e o futuro dela seguindo seus sonhos como precoce mãe de 12 anos de uma criança sem pai. Com muita persuasão os pais conseguem que Aviva faça o aborto. Tudo parece transcorrer normal até o médico conversar com a família e dar a triste noticia que durante a cirurgia, Aviva teve uma grave hemorragia junto a recusa corporal dos medicamentos injetados e quase morreu, conseguiram mante-la viva mas teve um grande problema nisso tudo: Aviva nunca mais poderá ter filhos.
Ainda assim, Aviva quer concretizar seu sonho a qualquer custo. Custo esse que é sair da casa dos pais e ter sua própria vida, sua própria família, seu próprio sonho. Mesmo que ela não tenha conhecimento do que a cirurgia lhe causou pelo resto da vida, Aviva prossegue sua vida.

Uma história meio que chocante não? Pois bem, Todd Solondz é conhecido por fazer filmes com um impacto psicológico muito intenso. Desde seu primeiro filme de sucesso 'Welcome to the dollhouse' (Bem vindo a casa das bonecas) ele já se tornou um escritos polêmico, incluindo temas com bullyng, estupro e agressividade, temas esse que foram evoluindo conforme seus filmes eram publicados.
Palindromos é um filme que demonstra não só o preconceito das pessoas com uma pessoa que tem um sonho incomum, mas também como elas 'combatem' e reagem a esse sonho, um família que é contra a gravidez da filha que quer ter o bebê dentre outros conceitos que são discutidos ou explicitamente ou subliminarmente conforme o filme vai transcorrendo.
Um fato curioso do filme é que ele é divido em 12 atos, e nesses 12 atos, Aviva é interpretada por dez atrizes diferentes. O começo do filme mostra Aviva como uma garota negra com dificuldades de fala com cerca de 5 anos, depois uma garota gordinha de cabelos castanhos ondulados, depois uma loura semi-albina, depois uma garota de cabelo curto castanho e magra, depois uma negra gorda e alta e por aí vai. Estranho não? Não, não é. Creio que a concepção do diretor foi mostrar que isso não é um fato isolado, e sim que há uma Aviva em cada garota, aquela negra ou aquela albina ou aquela gordinha tem um sonho incompreensível ao mundo e que lhes será negado. Quando somos novos não podemos fazer aquilo e quando somos velhos será ridículo fazermos isso. Nós nos prendemos demais aos conceitos da nossa sociedade e as poucas (ou muitas) Avivas da nossa sociedade continuaram a serem renegadas.
Na minha concepção, esse é um dos filmes mais calmos do Todd Solondz, em uma situação futura falarei de outros filmes dele, um diretor que não pode faltar na coleção das pessoas que apreciam filmes de qualidade.
Caso se interessem por ver esse filme, podem aluga-lo ou baixar ele aqui, créditos a comunidade do orkut 'Filmes Cults, de Terror e Outros'. Vejam essa comunidade também que inúmeros filmes maravilhosos.

Trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=I8X3o3QutGM

Nota pessoal: 8.0
[PRIDE OF UNDERGROUND] - Palindromos (Todd Solondz) [PRIDE OF UNDERGROUND] - Palindromos (Todd Solondz) Reviewed by MISS. Sargleben! on 26.9.10 Rating: 5

2 comentários

  1. Chocante! Um tipo de filme que é dificil de se assistir se você tiver o coração mole e achar que tudo termina sempre bem...

    O filme atenta que a sociedade destroi ja antes de florescer o sonho de uma pessoa, mesmo que esse sonho seja inofensivo. Não recomendo o filme para qualquer um, eu mesmo não me recomendaria, porque eu fico pensando demais no assunto, mas concerteza é merecedor de premios...

    ResponderExcluir