Ler o livro ou ver o filme?


Quando encontramos uma obra que acabou sendo produzida em várias mídias, como livros que viraram filme, série, ou o contrário, qual devemos escolher?

Recentemente comecei a ler O Senhor Dos Anéis. Por ser uma obra densa eu tinha me dado por satisfeito de ver os filmes, e não tinha o menor ânimo na época de encarar um trabuco de quase 1300 páginas. Ouvir falar que a obra de Tolkien era cheia de descrições também me desencorajou.


"Se fode ai nerdão ¯\_(ツ)_/¯"

Estou no 1º livro e achei que seria mais descritiva, mas até que tá legal. Não me venham me dizer “porra, que nerd que é esse, nunca leu Senhor dos Anéis bla bla bla”. Cago foda pra esse tipo de frescurite.

O lado bom de ler é que você, com a sua imaginação, acaba preenchendo o que é narrado ali, constrói os cenários, molda os personagens na sua cabeça e faz com que eles agradem a você.

O lado bom dos filmes é que, por mais que a nossa imaginação seja grande, somos surpreendidos por efeitos especiais, maquiagem, figurino e etc, e que de uma forma ou outra, são absorvidos pela nossa mente e usados em nossas leituras.

Escrevendo esse texto me dei conta de uma coisa que pode pesar na hora de ler o SDA: a falta de novidade na grande maioria da obra. Ler um enredo que eu já conheço vai ser um saco, tomara que eu não me arrependa.

Aliás, aconteceu a mesma coisa com As Crônicas de Gelo e Fogo (vulgo Game Of Thrones): vi a série e achei foda, queria ler os livros, mas ver aqueles livros nipe Bíblia Sagrada me desanimou pra caralho. Tem que ter tempo e uma graninha pra acompanhar a parada. Fora que aposto e ganho que o autor, lá pros seus sessenta anos, vai trollar todo mundo morrendo antes de terminar de escrever os sete livros da série. Vejo só a série ou tento ler os livros? Sei lá.

Quem sabe eu abandone SDA e seja conhecido no Castelo como poser de nerd.

Falando nisso, vou ser responsável por escrever contos. Tenho uns guardados na gaveta aqui e resolvi desenvolvê-los. Vou escrever sobre Literatura e internet também. Acompanhem seus vagabundos.
Dê a sua humilde opinião ai nos comentários sobre o assunto. Tu vê o filme ou lê o livro?

Comentários

  1. Tipo se você leu o livro, é legal assistir algo, para solidificar sua ideia de imagem, se vc assistiu, e legal ler o livro para ver detalhes que não são abordados

    ResponderExcluir
  2. Cara, senhor dos aneis, eu primeiro vi os filmes, dai me interessei pelos livros mas ainda não consegui um exemplar do segundo em diante.

    Acho que todos se unem para formar um fã. Quem não pensa em um elfo e imagina o legolas ou o gimli? O filme se alia ao livro, quando bem produzido.

    Agora um exemplo ruim é o percy jackson, pois ao ver o filme, vocE fica desanimado para ler a serie de livros (que agora ira lançar o oitavo), mas a serie realmente é uma das melhores obras desta decada.

    ResponderExcluir
  3. Claro que percy jackson é uma das melhores, pois s Cronicas de Fogo e Gelo é a melhor da Decada !!! ... #FanBoyOn

    ResponderExcluir

Postar um comentário