A Evolução (?) dos Games - Reflexões




Esses dias estava jogando Assassin’s Creed Revelations  no Xbox aqui em casa, quando meus dois primos menores (um de 6 e o outro de 9) encostaram do meu lado e pediram pra assistir um desenho animado (acho que devia ser Ben 10, ¬¬)...Enfim, eu fiz a pergunta que me fez refletir sobre a evolução dos jogos: “vocês não querem jogar comigo?”....e obtive uma resposta inesperada: “Ah, vídeo game é chato prefiro assistir desenho”. Depois disso resolvi “entrevista-los” , e no final disso descobri que meus primos acham muito complicado jogar os games atuais.

O fato é que:

Quando surgiram os primeiros consoles, tudo era tão quadrado que ninguém se importava com o realismo. Os títulos da época, apesar de simples, focavam na diversão. Os visuais dos jogos eram muito limitados, não por culpa das desenvolvedoras, mas sim devido às modestas configurações de hardware dos video games.
retirado de tecmundo.

Claro, talvez não sejam a maioria, mas as grandes produtoras de games, vêm trabalhando indiretamente para o mesmo grupo de fãs: aqueles que começaram a gostar de games (assim como eu) na era 16bits, e como esses fãs cresceram a e tecnologia também, os jogos começaram a focar muito mais nos gráficos do que propriamente dito na diversão, claro que alguns jogos mantém a sua essência, mas fiquei me perguntando : uma criança de 6 anos (por exemplo um dos meus primos) conseguiria jogar  Battlefield 3, Call of dutty MW , o proprio Assasin’s Creed RV.? (sem contar com os jogos de luta como o novo MK9 e a sua dinâmica de combos rápidos)


O que quero abordar com esse post é que as crianças da minha época,  que jogavam Super Nintendo e Mega Drive, achavam muito mais divertido jogar vídeo game do que as crianças de hoje, e os jogos na sua essência também eram muito mais divertidos, tanto que alguns títulos da era 16 bits foram eternizados como os melhores (Super Mario World e Sonic The Hedgehog , na minha opinião e de mto marmanjo por ai, são os melhores de suas respectivas franquias).





Comentários

  1. é bem assim mesmo, foda que microsoft ta esquecendo do público mais novo, dificil sair algum titulo de xbox sem ser de kinect ou arcade pra criança ou pra familia

    ResponderExcluir
  2. Alguns titulos ainbda buscam essa sensação de simplicidade para os jogos, umque me surpreendeu pela simplicidade dos comandos e eficiencia na diversão foi o Lego: Star Wars II, mas ainda assim é um titulo originalmente infantil.

    O jogo Crash: Mind over mutant tambem possui simplismo nos comandos, mas ainda assim possui o dobro dos comandos do original.

    Por fim até mesmo os titulos adultos como The king of fighters se tornaram complicados demais para iniciantes nos games jogarem, creio que poderiam sim dar mais enfase ao novo gamer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário