Dica de leitura: O Poderoso Chefão


Vou fazer uma oferta que vocês não poderão recusar: leiam O Poderoso Chefão, um dos melhores livros já escritos neste planeta e se falarmos apenas de livros de mafiosos talvez o melhor do universo (sinto muito, Jaba).



 Escrito em 1969 por Mario Puzo, The Godfather (O Padrinho) é um romance fictício sobre uma família de mafiosos sicilianos, chefiada por Vito Corleone. Este migrou ainda garoto para a América e começou sua trajetória até ganhar o titulo de Don e Padrinho, e chefiar uma das maiores famílias de Nova York. O livro e a forma dinâmica como Puzo escreve te faz não querer parar, desde a festa de casamento da filha mais nova de Don Corleone até as reviravoltas nos negócios da família,desde o passado do Padrinho e ascensão de seu filho Michael como seu substituto. Acompanhar toda a trajetória e inteligência do velho e fantástico, muito mais que um bandido, ele mostra ser um homem de caráter - dentro da visão dele - e contra as regras impostas pelos governos, onde os amigos e os favores são sempre lembrados e recompensados.

As últimas páginas da obra, focadas na grande virada de mesa pela família Corleone, são de tirar o fôlego. Além da saga da família Corleone, conhecemos outros personagens marcantes como Luca Brasi e Johnny Fontane, e um pouco mais do submundo da máfia dos anos 40 e 50. Gostaria muito de fazer uma resenha imensa, detalhando ao máximo para despertar a curiosidade e a vontade de ler este livro, mas cada parte que eu contar, cada spoiler que soltar, faria eu me sentir muito mal, pois seria um desrespeito ate para quem já viu o filme. Espero que todos aceitem esta dica e lembrem-se que fui eu que a dei, pois um dia poderei precisar de uma dica de vocês. Dedico esta dica de leitura aos meus amigos do Cosa Nostra.

Comentários