Review World of Warcraft Jogo de Aventura

 
 Venho fazer um um review [um pouco atrasado] do boardgame lançado recentemente pela Devir, vou falar de World of Warcraft Jogo de Aventura (World of Warcraft Adventure Game, no Original) , ou simplesmente WoW AG. Uma nota importante, estou fazendo review referente a versão Portuguesa do jogo, pode haver algumas diferenças de termos e acabamento do jogo.



O WoW AG foi lançado pela Fantasy Flight Games no ano de 2008, o jogo foi desenvolvido por Daniel Clark, Michael Hurley, Corey Konieczka e Jeff Tidball, com artes de Tim Arney-O'Neil, Kevin Childress, Jesper Ejsing, Zoe Robinson que também fizeram artes para o MMORPG. Aqui foi lançado pela Devir (a qual já tinha lançado em Portugal em 2009) nesse final de ano de 2012. Acredito que o lançamento dele agora seja para rebater os lançamentos dessa nova onde de jogos de tabuleiros mais complexos como Colonizadores de Catan (Grow) e Guerra dos Tronos LCG (Galapagos Games).

O WoW AG é um jogo de tabuleiro um pouco diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil, como o nome já diz, ele é um jogo de aventura, cada jogador toma o papel de um personagem Heroi de Azeroth, que durante as suas viagens (no tabuleiro) combaterão criaturas e se enfrentarão entre si, para adquirir objetos e itens poderosos e conseguir completar as Missões para juntar pontos de Valentia e vencer o jogo.

A qualidade das peças, da caixa e do tabuleiro são otimas, a qualidade da arte é de primeira, diagramação de tudo ficou bem legal, só o tabuleiro que pode ser meio confuso, e para quem conhece o mundo de WoW o tabuleiro é só o Eastern Kingdoms, não tem Kalindor (que infelizmente poderiam ter lançado como expansão, mas abandonaram o projeto).


Mas como que joga essa bagaça? então, cada jogador escolhe um personagem, cada personagem possui uma figura de plastico que representa ele no tabuleiro, 4 cartas de personagem que praticamente é ficha dele onde consta os atributos e a habilidade especial, estas cartas possui cores diferente para distinguir qual o nível do personagem que são (sendo do menor ao maior Cinza, Verde, Amarelo e Vermelho) alem de um baralho de Cartas de Habilidade, onde contem cartas a ser usadas durante o jogo para ganhar certo benefícios.


Cada jogador recebe duas cartas de Missões Iniciais e escolhe a cidade no tabuleiro onde vão começar, essas cartas de missões podem ter missões de busca de marcador (que esta em alguma casa do tabuleiro), matar certos tipos de criaturas (que aparecem conforme vai andando pelo tabuleiro) ou fazer uma certa ação diferente ( ficar 2 rodadas perto de outro jogador, causar dano a outro jogador etc.), alem do objetivo da missão essas cartas tem a pontuação de Valentia conquistada quando concluída essa missão.

Para subir de nível você tem que enfrentar desafios especifico no tabuleiro, onde você se move a partir de uma rolagem de um dado especial, que alem de definir quantas casas você anda, define quanto de energia você tem para gastar para usar com as suas habilidades (do baralho ou do personagem), o tabuleiro em sim é setorizado pelas cores de nível, sendo que cada jogador só pode andar nas casas correspondente ao seu nível ou inferior.

Cada casa tem algum efeito de exploração (Algum beneficio que se ganha  ao cair na casa) e um desafio (Vai sacar um carta de desafio da cor da casa, que pode ser um criatura ou um efeito), assim resolvendo o desafio de criatura em um combate, que é resolvido a partir da rolagem de um dado mais seu atributo de combate, deduzido da Proteção da Criatura (mas a criatura também pode causar dano em você, pois ela faz a mesma jogada, mas ela deduz a dano da sua vida, o que pode acarretar sua morte), causando dano a criatura, você a mata e ganha o "loot" dela que fica no verso,que geralmente é um equipamento para melhorar as características do seu personagem (esses itens podem ter certas restrições de personagem).



Conforme se vai subindo de level e se equipando se vai pegando mais Missões (sendo que se pode ter duas ativas no máximo por vez) e vai concluindo ela até somar 8 pontos com elas e ganhar o jogo, isso pode variar em 1h30min a 2hs de jogo, sendo que pode se jogar de 2 a 4 jogadores [de 4 é sempre melhor].

Concluindo, o jogo tem muitas regrinhas, muitas coisa para aprender como funciona, mas quando se aprende o jogo fica mais fluido, por ser um jogo longo, ele é um ótimo acompanhante a uma conversa entre amigos, não um jogo para você ficar extremamente focado, se não você fica meio entediado ... mas é um bom jogo para tirar o marasmo do Banco Imobiliário, War, Detetive e outros jogos já consagrados ...

Comentários

Postar um comentário