O Que é RPG?



Voltando as atividades do Blog  // pelo menos tentando nesse começo de ano, percebi que temos diversos posts sobre o RPG, mas nenhum exatamente explicando o que é ele, e aproveito a deixa que ultimamente estamos apresentando esse nosso querido Hobby //de Nerds nos eventos que estamos fraquentando como sala de exibição, aqui vai um apanhado sobre o RPG




O Que é RPG?

O RPG (Role Playing Game) é o jogo que tem a sua origem nos anos 70 nos Estados Unidos. Inicialmente a proposta surgiu quando um grupo de jogadores (Durante uma partida de Wargame¹) dissidiram interpretar os personagens, alem de apenas comandar suas ações.

Gary Gygax, um dos criadores do Primeiro RPG

O Jogo acontece geralmente de três á seis pessoas (sendo que pode haver uma quantidade maior //vide as mesas do Vileblade)  onde um dos participantes do grupo será o mestre ou narrador, enquanto os outros criam personagens de acordo com o cenário e tema do jogo.

Mesa de RPG narrada pelo Vileblade no Ressaca Friends 2013

O Narrador irá contar uma historia, do os personagens dos jogadores poderão interagir e influenciar a narrativa do mestre, interpretando seus personagens como em um teatro sem script. O Objetivo dos jogadores é desenvolver um bom trabalho em equipe para superar as dificuldades e adversidades impostas pelo narrador. Isso tudo com diversão do inicio ao fim.

Mesa de RPG narrada por mim no Anime Fantasy 2013


Através do jogo é possível estimular e desenvolver as capacidades mentais e socioculturais como: raciocínio logico, comunicação interpessoal, contextualização, trabalho em grupo, estimulo a leitura e arte, senso critico, interação cultural, e outras. No RPG não tem um vencedor, todos vencem pois o foco do RPG é se divertir.

Mesa de RPG narrada pelo Vileblade no Ressaca Friends 2013

Espero que tenha gostado, se faltou alguma coisa a ser dita, deixe nos comentários. Se gostou , compartilha para a galera.

WarGame¹ é uma modalidade de jogo de tabuleiro e de Jogo de estratégia, muitas vezes com o uso de marcadores, miniaturas, dados, etc. em que dois jogadores (ou time de dois ou três para cada exército) se enfrentam utilizando de grupos de soldados, ou mesmo impérios inteiros.Um wargame é um jogo que representa uma operação ou conflito militar a nível estratégico ou tático.

Comentários