Review: Valente


Bem o que falar sobre essa obra fantástica que eu terminei (por enquanto) de ler recentemente? Só posso dizer que é Fodapagaraio, mas o porque dessa obra ser foda? Primeiro vamos descobrir o que é Valente ...


Valente é um personagem criado por Vitor Gafaggi (do também aclamado Laços), que teve suas primeiras aparições em tirinhas dominicais no jornal Globo, o que levou Vitor a fazer uma coletânea independente com as primeiras Tirinhas, intitulada Valente para Sempre(2011), ganhando o Troféu HQ Mix de 2012 na Categoria Novo Talento (Roteirista) e no ano seguinte ganhando na Categoria Publicação de Tiras com a segunda coletânea chamada Valente para Todas(2012). As duas coletâneas eram vendidas pelo autor de forma independente, que o fazia via e-mail, que após Laços, não conseguia suprir essa demanda de vendas sozinho, então a Panini entrou em ação e lançou o terceiro volume intitulado Valente por Opção juntamente com os outros dois volumes no final de 2013 e com um aguardado volume 4 prometido pelo Vitor para agosto desse ano (2014)


Mas do que se trata Valente? Vitor usa esse mundo de animais antropomorfizados para contar a historia de Valente, um jovem meio tímido, que joga RPG, gosta de Quadrinhos e tem como Hobby fazer truques de Magica, que esta a procura do amor de sua vida, diferente de filmes piegas, a historia de valente é próxima da realidade. Como a Irmã de Vitor cita no prefacio do primeiro volume, as situações que Valente passa parecem ser saídas dos filmes de John Hughes. As tirinhas são repletas de  situações humoradas de coisas do cotidiano de Valente (e do nosso), nas tirinhas também há momentos românticos na vida dele, que logo se tornam engraçados ou até traumáticos, pois assim que é a vida.


Conforme fui lendo Valente, fui me identificando muito com ele e com os outros personagens coadjuvantes, alem de também ver traços de meus amigos em quase todos os amigos de Valente, isso deve ter sido principalmente pelo fato do RPG, o que me deixou mais próximo ainda de Valente. Como dito antes o jeito que o Vitor Cafaggi desenvolve a historia, mistura John Hughes, Kalvin e Haroldo (a Tirinha preferida de Vitor) e até elementos da serie How I Meat Your Mother (como o Vitor disse em uma entrevista, que nunca ter assistido ela antes de escrever os três volumes de Valente, mas após conhecer recentemente dizer que se parecem um pouco). Com essa mistura Valente me faz lembrar como eu fui e um pouco como sou hoje.


Por isso que acho valente uma obra indispensável em qualquer coleção de quadrinhos, mesmo os não colecionadores vão adorar a historia de Valente. Pode se encontrar os três volumes nas melhores livrarias do custo de mais ou menos R$15,00 cada no Formato 23x12 cm com em media 100 paginas preto e branco em papel pólen bold. Eu comprei os meus (que viraram da Adriana depois) na Comix aqui em São Paulo e ainda Ganhei um super poster foda. Então o que você esta esperando para ir comprar os seus, e você que já leu escreve ai em baixo o que achou dessa obra.


Comentários