Um pouco sobre o 3D&T

Bem, o 3D&T foi o primeiro RPG que conheci (como contado anteriormente), ele foi importante para mim como introdução ao RPG e por ter conhecidos meus melhores amigos.




O 3D&T é a “terceira” edição do Defensores de Tóquio (ou D&T uma homenagem ao clássico D&D) um sistema de RPG criado por Marcelo Cassaro em 1995 que evoluiu durante os anos como AD&T em 1996, 3D&T em 1998, Manual 3D&T em 2000, Manual 3D&T Ampliado & Revisado em 2001 e por fim o Manual 3D&T Ampliado, Revisado e Turbo em 2003 (o qual foi que joguei e comentarei)



Com um sistema simples de Regra baseado em cinco Atributos Básicos e em Vantagens e desvantagens (Perícias era tipo uma vantagem) e com rolagem de d6s comuns tanto para ataques e testes, fazia aprender ele muito rápido. O fato de ser simples o tornava às vezes desequilibrado (um bola de papel atacado pela pessoa certa mata a um dragão), mas mesmo assim nos divertia muito e era facilmente adaptável para outras temáticas (de Fantasia Medieval a Dragon Ball).


Pelo motivo de ser um sistema simples, o livro era pequeno (mas bem explicativo) e com o beneficio de ser um material nacional proporcionou que ele pudesse ser distribuído em vários lugares (de bancas de jornal á livrarias) e por um preço bacana. Com o auxilio da Revista Dragão Brasil criando material e adaptando temas o transformou em um grande sucesso.


Aliando esses três fatores (temática que curtíamos, sistema simples e possibilidade de fácil acesso a suplementos) não tinha como a gente não se apaixonar pelo jogo e passar por quase dois anos direto jogando ele por tipo umas quatro vezes por semana. Claro que chegou uma época que queríamos algo mais complexo e acabamos migrando para outros sistemas (como DD 3.5 e Daemon), mas o 3D&T nunca deixou as nossas memorias e os nossos corações.


Recentemente (2011) a Jambô (a editora atual do Cassaro) lançou a edição revisada do 3D&T Alpha (lançado originalmente em 2008) com melhoramentos no sistema. Tanto que hoje o usamos como porta introdutória no RPG para os novatos nos Eventos.


Espero ter dado um entendimento médio sobre o 3D&T, caso queira mais explicações deixe sua duvida nos comentários ou nos visite qualquer dia em alguns dos eventos que participamos (e para saber quais eventos, curta a nossa pagina no Facebook).

Comentários

  1. E quem tiver interesse o livro básico tem versão digital gratuita, gratuita de verdade, direto com editora, sem pirataria
    https://lojajambo.com.br/rpg/rpg-3det/manual-3dt-alpha-edicao-revisada-pdf/

    ResponderExcluir

Postar um comentário