[Marketing] - Aderindo a Moda


Boa Noite, companheiros e companheiros desses filhos da pátria amada idolatrada, Brasil. O C4st3lo N3rd orgulhosamente apresenta a vocês nossa primeira pequena estratégia de publicidade e marketing, para quem sabe conseguirmos os tão disputados 15 mintos de fama.




Antes de revelar nossa proposta, como todos vocês sabem e acompanham o mundo da internet por volta do meio do ano passado(2009) pra frente, aconteceu o grande BOOM! do twitter pelo Brasil. E pra quem ainda não tem e/ou nem sabe o que é isso. Vamus contar um pouco da história e curiosidades do twitter.

História

Twitter (pronuncia-se "tuíter") é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.

As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem através por meio de site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefônica.

Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o "SMS da Internet".

Publicidade

O Twitter também tem sido constantemente utilizado por grandes empresas para a divulgação de suas marcas, através de constantes atualizações, sempre ligando o "consumidor" a uma página onde possa encontrar mais informações sobre o serviço ou produto oferecido. Além disso, o Twitter tem se mostrado um ótimo instrumento para o fortalecimento das marcas no ambiente virtual, pois agrega seguidores que recebem as atualizações enviadas pelas empresas, porém ainda é uma ferramenta que deve ser melhor explorada para esse fim.
No Brasil, o destaque da mídia para ações publicitárias no Twitter tem sido para a venda de um apartamento realizada pela construtora Tecnisa. O perfil da empresa no Twitter foi criado em 20 de Fevereiro de 2008, mas, somente em 13 de Julho de 2008, começou a ser utilizado para uma divulgação. Tratava-se do lançamento do Acquaplay, em Santos.

Em 23 de Fevereiro de 2009, Romeo Bussarello, diretor de marketing da empresa chegou a afirmar: "usamos para comunicar lançamentos e novidades (…) Tenho consciência de que não vou vender um apartamento via Twitter." Porém, cerca de 4 meses depois, a construtora concluiu a primeira venda por meio do Twitter. A promoção realizada na rede social oferecia R$2.000,00 em vale-compras, além de armários e cozinhas planejados, somente para as compras geradas por meio desta forma de contacto. A oferta levou o consumidor a efetivar a compra de uma unidade de três suítes no empreendimento Verana, localizado no Alto da Lapa, em São Paulo, ao custo de R$ 500 mil. "Provavelmente este é o produto mais caro vendido pelo Twitter no mundo. E, com certeza, é a primeira venda concretizada por uma empresa do segmento da construção civil, utilizando redes sociais. Esta conquista inédita fortalece nossa estratégia de divulgação on-line dos imóveis. Afinal, conseguimos um excelente resultado com um baixo investimento", afirmou Busarello.

Perfil do usuário brasileiro

De acordo com uma pesquisa realizada pela agência Bullet, a maioria (61%) dos usuários do Twitter no Brasil é composta por homens na faixa de 21 a 30 anos, solteiros, localizados nos estados São Paulo e Rio de Janeiro. Na maior parte, são pessoas com ensino superior completo e renda mensal compreendida entre R$ 1001 e R$ 5000.

Ainda segundo a pesquisa, esse público gasta cerca de 50h semanais conectados à Internet. Cerca de 60% dele é considerado formadores de opinião: possuem um blog; conhecem a ferramenta através de amigos ou posts em outros blogs.

Sobre o uso da ferramenta por empresas, a pesquisa informa um cenário muito favorável. A maioria (51%) dos usuários consultados disseram achar interessantes os perfis corporativos, desde que sejam utilizados com relevância. Aproximadamente 50% dos usuários nunca participaram de ações promocionais. Ainda assim, consideram uma experiência interessante. Cerca de 30% já participaram de alguma ação publicitária e 70% seguem ou já seguiram algum perfil corporativo.
Na pesquisa, foram consultados 3268 brasileiros por meio do site da Bullet e o Migre.me, no período de 27 a 29 de abril de 2009.

Críticas ao Twitter

Algumas empresas mundiais estão proibindo o uso do Twitter, pois a limitação de 140 caracteres é supostamente prejudicial para um jornalismo e qualidade. Alem disso, o escritor, roteirista, jornalista, dramaturgo e vencedor de um prêmio Nobel de Literatura, José Saramago fez uma dura crítica ao Twitter dizendo: "Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido. Entretanto, o propósito do Twitter não é literário, mas informativo."

Planejamento do C4st3lo_N3rd



1ª Fase: Utilização do Twitter

Aproximadamente no tão especial dia do trabalho(01/05) o C4st3lo N3rd estreiou o recem criado twitter(http://twitter.com/C4st3lo_N3rd). E para não ficarmos apenas no twitter criamos o primeiro logo oficial que será utilizado pelo C4st3lo N3rd primeiramente apenas no twitter.
Essa é uma tentativa de marcar o blog com o logo como ícone na rede social. Apresento-lhes o primeiro logo do C4st3lo N3rd, inspirado no próprio ícone do twitter(que se encontra no inicio do post) a coroinha a marca registrada do C4st3lo. A edição foi feita pelo nosso amigo, parceiro, companheiro e bloggueiro do C4st3lo o Tuia com críticas e sugestões feitas por mim(Shadow).
2ª Fase: Motivação

A principio vamus pensar em números de seguidores pequenos e como motivação para nossos visitantes, seguidores e quem acompanha o blog constantemente, bolamos a seguinte campanha:




"
@C4st3lo_N3rd - Segue Nóis ai..."






Obs: Ouvi especulações que o C4st3lo N3rd estaria em negociação para patrocinar o time dos fatecanos do ceret(233c)......caso feche o patrocínio iremos nos pronunciar publicamente através do próprio blog e do twitter.
[Marketing] - Aderindo a Moda [Marketing] - Aderindo a Moda Reviewed by Shadow on 6.5.10 Rating: 5

3 comentários

  1. é e cada vez mais o Shadow se superando nos posts... é eu quero ver o Tuia dançando o REbolation .... mas uma duvida ele aceitou isso mesmo.... e se chegar a 200 toda a Guilda dança ...

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  2. Num danço nada não!!! :P só se for CRÉUU huahuahuuahhau

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  3. A principio o Tuia dps vemos qm vai dançando o seja lá o q tiver na moda....qro só ve rosinha no CRÉUUU....HAUAHauhauahuHUAHUAHA

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